Home > Actinídeos > Plutônio          

Plutônio

Para acessar o desenho artístico do elemento plutônio, clique aqui.

94
(242)
3.235
639,5
19,84
6,5,4,3

Pu
Plutônio

Amostra de plutônio.

Amostra de plutônio.

Assim como os planetas Netuno e Plutão estão depois de Urano no sistema solar, netúnio e plutônio são elementos transuranídeos da tabela periódica. Nesse grupo de elementos, o plutônio se destaca pelo uso em armas nucleares e na produção de energia nuclear.

Plutônio é um elemento químico radioativo artificial, pertencente à série dos actinídeos e ao grupo IIIb da tabela periódica. Tem coloração prateada, mas torna-se amarelo em contato com o ar. Com elevação da temperatura, apresenta dilatação irregular e aumento da condutividade elétrica. Como é um elemento muito eletropositivo, apresenta forte tendência a ceder elétrons a átomos de oxigênio, carbono e nitrogênio, para dar origem a óxidos, carbonetos e nitretos de estabilidade média.

Inexistente em estado natural, o plutônio é obtido a partir do bombardeamento de nêutrons lentos. Todos os isótopos do plutônio são radioativos. O mais importante deles é o plutônio 239, físsil e de meia-vida extremamente longa (24.360 anos), que pode ser facilmente produzido, em grandes quantidades, em reatores regeneradores, por meio de radiações de nêutrons com o urânio 238, abundante mas não físsil.

O plutônio foi descoberto em 1940 por Glenn Seaborg, Joseph Kenned e Arthur Wahl, que submeteram o urânio ao bombardeamento com deutério a baixa velocidade, em Berkeley, na Califórnia. A imediata constatação de seu caráter físsil transformou o elemento no combustível nuclear por excelência, obtido a partir do urânio enriquecido. Mais tarde, encontraram-se pequenas quantidades (traços) de plutônio em minérios de urânio. A pilha de urânio fabricada em 1942 sob a direção de Enrico Fermi, modelo das posteriores, forneceu o plutônio empregado com fins bélicos em 1945. O aproveitamento pacífico do elemento se dá na produção de isótopos radioativos para o tratamento de tumores e da leucemia. O plutônio também é utilizado como combustível para satélites artificiais.

Propriedades físicas e químicas do plutônio:
Número atômico: 94
Peso atômico: 244
Ponto de fusão: 639,5º C
Ponto de ebulição: 3.235º C
Densidade: 119,84 (25º C)
Estados de oxidação: +3, +4, +5, +6
Configuração eletrônica: (Rn) 5f67s2

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                            

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.