Home > Actinídeos > Tório          

Tório

Para acessar o desenho artístico do elemento tório, clique aqui.

90
232,038
3.850
1.750
11,7
4

Th
Tório

Mineral torianita, que apresenta tório em sua composição.

Mineral torianita.

Importante combustível de reatores nucleares, o tório teve suas propriedades radioativas descobertas em 1898, por Gerhard Carl Schmidt e Marie Curie, que pesquisavam de forma independente.

Tório é um elemento químico radioativo de símbolo Th, da série dos actinídeos, no grupo IIIb da tabela periódica. Seu nome deriva de Thor, deus da guerra na mitologia escandinava. Descoberto por Jöns Jacob Berzelius em 1828, o tório metálico é prateado mas torna-se cinza ou preto quando exposto ao ar. Maleável e dúctil, é o principal constituinte de minerais silicosos como a torianita, cujos depósitos na natureza são tão pequenos que não é viável explorá-los industrialmente.

Obtém-se o tório da monazita, onde o óxido de Tório (ThO2) aparece misturado, numa proporção de dois a dez por cento, com os fosfatos de metais de terras raras. O minério, em geral, é aquecido com ácido sulfúrico concentrado. Forma-se então o sulfato de tório, a partir do qual, por uma série de reações, se obtém o nitrato de tório [Th(NO3)4, seu mais importante composto comercial. Pode ser produzido por eletrólise do cloreto de tório (ThCl4).

Em estado natural, o tório é uma mistura de isótopos radioativos, na qual predomina o tório 232, cuja meia vida é de 1,41 × 1010 anos. Outros isótopos ocorrem naturalmente na série de decaimento do urânio e do actínio. Por desintegrações sucessivas, forma uma série de elementos, conhecidos como a família do tório que compreende, além do próprio tório, rádio, actínio, polônio, radônio, bismuto, tálio e chumbo.

O tório 232 é muito usado como combustível em reatores nucleares, porque ao capturar em nêutron lento ele decai e se transforma em urânio 232. O óxido de tório, substância altamente refratária, constitui a base da indústria de camisas e lampiões (88% de ThO2 e 1% de CeO2, óxido de cério). Emprega-se tório também para controlar a direção do grão dos filamentos de tungstênio para lâmpadas, em ligas metálicas para emissão termiônica (válvulas de rádio) e em eletrodos para arcos de solda.

Propriedades físicas e químicas do tório:
Número atômico: 90
Peso atômico: 232.038
Ponto de fusão: 1.700º C
Ponto de ebulição: 4.000º C
Densidade: 11.66g/cm3 (17º C)
Estados de oxidação: +4
Configuração eletrônica: (Rn) 6d27s2

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                            

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.