Home > Gases Nobres > Argônio          

Argônio

Para acessar o desenho artístico do elemento argônio, clique aqui.

 

18
(222)
(61,8)
(-71)

0

Ar
Argônio

Willian Ramsay, químico britânico, um dos descobridores do argônio.
Willian Ramsay, químico britânico.

Isolado pela primeira vez em 1894 por Lord Rayleigh e Sir Willian Ramsay, o argônio está presente na atmosfera e constitui 93% do volume do ar que respiramos.

O argônio é um elemento químico de símbolo Ar, número atômico 18 e massa atômica 39,94. Faz parte do grupo dos gases nobres, ou grupo 0 (zero) da tabela periódica. É um gás incolor, inodoro e insípido, quimicamente inerte, de densidade 1,78g/l a 1º C e de solidificação -189,3º C. Existe naturalmente sob três formas isotópicas de números de massa 40, 38 e 36, das quais a primeira é predominante (90,60%). A produção do Ar40 a partir do K40 (potássio) por desintegração radioativa é importante na determinação da idade de fósseis. Alguns compostos complexos, em que moléculas, em que moléculas de argônio, preenchem espaços entre a estrutura cristalina da substância, foram fabricados, como, como o quinol-clorato de composição 3C6H4(OH)2O.8Ar.

Obtido em larga escala por destilação fracionada do ar atmosférico, o argônio é utilizado em soldas, em lâmpadas incandescentes, para obtenção de maior luminosidade, em termômetros para baixas temperaturas e em cromatografia.

Propriedades físicas e químicas do argônio:
Número atômico: 18
Peso atômico: 39,948
Ponto de fusão: -189,3º C
Ponto de ebulição: -185,7º C
Densidade: 2,34 (20º C)1,784g/l (1 atm, 0º C)
Estados de oxidação: 0
Configuração eletrônica: 1s22s22p63s23p6

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                      

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.