Home > Gases Nobres > Radônio          

Radônio

Para acessar o desenho artístico do elemento radônio, clique aqui.

 

86
(222)
(61,8)
(-71)

0

Rn
Radônio

Ernest Rutherford, químico e físico inglês.
Ernest Rutherford, químico e físico inglês.

No final da década de 1980, a ocorrência natural de radônio na atmosfera foi reconhecida como ameaça potencial à vida e à saúde. Confirmou-se então que esse gás é a causa isolada mais importante do câncer de pulmão entre não-fumantes, nos Estados Unidos.

O radônio, é um gás radioativo pertencente ao grupo 0 da tabela periódica, do símbolo Rn. Produto imediato da desintegração do rádio, é incolor, inodoro e insípido, além de 7,58 vezes mais pesado que o ar e mais de cem vezes mais pesado que o hidrogênio. Foi descoberto em 1899 por R. B. Owens e Ernest Rutherford.

Com seus isótopos têm vida curta e sua fonte, o rádio, é um elemento escasso, o radônio é raro na natureza. As camadas baixas da atmosfera apresenta traços do elemento, desprendidos da terra e de tochas que contêm pequenas quantidades de rádio, elemento que ocorre como produto da desintegração natural do urânio.

O Radônio natural apresenta três isótopos, cada um deles provenientes de um das três séries de desintegração radioativa natural: do urânio, do tório e do actínio. O isótopo de meia-vida mais longa (3,823 dias), o radônio 222, procede da desintegração do urânio. O nome radônio, para alguns autores, é reservado para esse isótopo; os demais seriam chamado de torônio e actinômio.

Embora apresente configuração eletrônica estável, o radônio não é completamente inerte ao ponto de vista químico. Forma um composto, o fluoreto de radônio, aparentemente mais estável que os compostos formados por outros gases nobres reativos, o criptônio e o xenônio. A breve meia-vida do elemento dificulta a pesquisa experimental de outros possíveis compostos, mas amostras concentradas do produto são usadas com êxito em radioterapia e radiografia.

 

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                      

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.