Home > Lantanídeos > Praseodímio          

Praseodímio

Para acessar o desenho artístico do elemento praseodímio, clique aqui.

59
140,907
3.127
935
6,773
3,4

Pr
Praseodímio

Amostra de praseodímio.

Amostra de praseodímio.

Elemento de símbolo Pr, número atômico 140,92, metal terroso, sólido amarelo pálido, cujos sais são verdes em solução. O praseodímio é um elemento metálico do grupo dos lantanídeos ou terras raras. O isótopo estável 140,92 corresponde a 100% do elemento presente na natureza.  Seu óxido é uma poeira negra cuja composição varia segundo o método de preparação. Pode-se obter algumas quantidades PrO2 em uma pressão alta de oxigênio. Essa poeira negra se dissolve no ácido liberando oxigênio para dar soluções de sais verdes, que tem aplicação na indústria da cerâmica, esmaltes e vidros.

O uso principal do praseodímio é em algumas ligas e como agentes de reações com magnésio para criar metais de elevada dureza que são usados em motores de aviões. É usado também na composição do metal de Misch, um material que é usado na produção de ligas pirofóricas para pedras de isqueiros, que contem 5% de deste elemento, na formação do núcleo de lâmpadas de arco voltaico de carbono, que são usadas na indústria cinematográfica para as luzes dos estúdios e projetores, para produzir catalisadores, lâmpadas fluorescentes, televisores a cor e para polir cristais.

O praseodímio é um dos produtos químicos raros e dificilmente se encontra na natureza, já que se dão em quantidades muito pequenas em diferentes tipos de minerais. Todos os compostos químicos raros tem propriedades comparáveis.

É um elemento perigoso em ambiente de trabalho, devido ao fato de que as umidades e os gases compostos desse elemento, podem ser inalados pelo ar. Isso provoca embolias pulmonares, principalmente durante a exposição a longo prazo. O praseodímio pode ser uma ameaça ao fígado quando se acumula no corpo humano.

Efeitos sobre o meio ambiente:

O praseodímio polui o meio ambiente em muitos lugares diferentes, principalmente por indústrias produtoras de petróleo. Também pode poluir o meio ambiente quando se joga fora os equipamentos domésticos. Com isso o praseodímio se acumula gradualmente no solo e nas águas e pode afetar diretamente a concentração de humanos, animais, plantas e partículas do solo.

Nos animais aquáticos, o praseodímio provoca dano as membranas celulares o que traz várias influencias negativas na reprodução e nas funções do sistema nervoso.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                  

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.