Home > Metais alcalinos > Césio          

Césio

Para acessar o desenho artístico do elemento césio, clique aqui.

55
132,905
690
28,7
1,90
1

Cs
Césio

Mineral de Césio - Polucita.
Mineral de Césio - Polucita

O césio (Cs), foi descoberto em 1860 por Robert W. Bunsen e Gustav Kirchoff por espectroscopia através das suas linhas espectrais azuis. Quando sólido, ele é prateado e macio, sendo o mais eletropositivo do grupo dos metais alcalinos. O Césio se torna líquido próximo à temperatura ambiente (298º K).

Ele não ocorre livre na natureza, apenas sob forma combinada com outros elementos. Ele pode ser isolado por eletrólise do cianeto de césio (CsCN) fundido ou obtido na forma gasosa com elevada pureza, através da decomposição térmica da azida de césio (CsN3).

O césio é o menos abundante dos cinco metais alcalinos não radioativos. Tecnicamente o frâncio é o metal alcalino menos comum ( menos de trinta gramas na terra inteira ) e, sendo altamente radioativo, sua abundância pode ser considerada como zero em termos práticos.

Junto com o gálio e o mercúrio, o césio é um dos poucos metais que encontra-se no estado líquido na temperatura ambiente (líquido acima de 28,5 °C). O césio reage explosivamente com a água fria e também com o gelo em temperaturas acima de -116 °C. O hidróxido de césio obtido, ( CsOH ) é a base mais forte conhecida e ataca o vidro.

Aplicações

  • Cs-133 é utilizado na construção de relógios atômicos, os quais são referência para a determinação da unidade de tempo do Sistema Internacional de Unidades: o segundo.

  • Cs-134 foi usado na hidrologia como medida de determinação da produção de césio nas indústrias de energia nuclear. Este isótopo de césio é usado com essa finalidade porque, apesar de ser menos comum que o Cs-133 ou o Cs-137, é produzido unicamente por reações nucleares. O Cs-135 também foi usado com essa função.

  • Da mesma maneira que os outros elementos do grupo 1, o césio tem uma grande afinidade pelo oxigênio e, por isso, é usado como "getter" em tubos de vácuo.

  • Este metal também é usado em células fotoelétricas porque ioniza-se quando exposto a luz.

  • É usado como catalisador na hidrogenação de certos compostos orgânicos.

  • Isotópos radioativos de césio são usados no campo médico para tratar de certos tipos de câncer.

  • O fluoreto de césio é usado extensivamente na química orgânica como base e como fonte de íons fluoretos.

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.