Home > Metais alcalinos > Potássio           

Potássio

Para acessar o desenho artístico do elemento potássio, clique aqui.

19
39,102
760
63,7
0,86
1

K
Potássio

Amostra de potássio.

Amostra de potássio.

Embora já conhecido pelos antigos, que o utilizavam para fazer sabão caseiro, o elemento químico potássio só foi descoberto em 1807, graças ao cientista britânico Sir Humphry Davy, que o obteve ao passar corrente elétrica de uma pilha voltaica por uma solução de potassa cáustica em água.

Potássio é um elemento químico pertencente ao grupo Ia da tabela periódica dos elementos, o grupo dos metais alcalinos. Seu símbolo K vem do nome latino kalium, que por sua vez deriva do árabe alqali, ou álcali. É um metal branco-prateado e mole que pode ser cortado com faca. Sua luminosidade é inferior à do lítio. Oxida-se facilmente em contato com o oxigênio da atmosfera, e por isso deve ser guardado sobre querosene, isolado do ar.

Sétimo metal em abundância no planeta, o potássio constitui 2,6% das rochas magmáticas da crosta terrestre, como a silvina e a carnalita. É também encontrado em minérios como a kainita, schoemita, sinzenita, laugbeinita e polianita. Importante nutriente vegetal, sua carência deve ser compensada com a adição ao solo dos adubos potássicos, como a carnalita e a silvina.

O potássio se obtinha primitivamente por aquecimento do carbonato de potássio com carvão. Do mesmo modo que se obtém o sódio a partir de seu hidróxido, pode-se conseguir potássio por eletrólise do hidróxido de potássio fundido (KOH), mas graças à maior facilidade com que o metal libertado se dissolve no álcali fundido, o processo que alcança melhores resultados consiste em usar o cloreto fundido, seja só, seja em mistura com o cloreto de cálcio.

Aplicações:

O hidróxido de potássio, por ser muito higroscópico (capaz de eliminar e absorver matéria gasosa), é usado para a dessecação de gases, para absorção de dióxido de carbono ou dióxido de enxofre e na preparação de sabão mole. O carbonato de potássio (K2CO3), também chamado potassa, é obtido das cinzas resultantes da combustão de madeira e de plantas terrestres. É empregado na fabricação de sabão mole e vidro e como fonte para a preparação de diversos sais. Os adubos potássicos, normalmente cloretos ou sulfatos, complementaram o uso de nitratos e fosfatos na agrícola.

Os sais de potássio, especialmente os compostos halogenados (cloretos, brometos, cloratos, etc.), têm vasto campo de aplicação. O iodeto de potássio (KI) é largamente empregado na medicina e na fabricação de papeis e reveladores fotográficos. O cloreto de potássio (KCl) é usado como fertilizante e na preparação de potassa cáustica ou de outros sais de potássio.

No homem, como nos animais superiores, o potássio e o sódio atuam sobre as membranas celulares transmitindo impulsos eletroquímicos para as fibras musculares e para os nervos. Esses dois elementos equilibram a atividade dos alimentos ingeridos e a eliminação de resíduos celulares. A carência ou o excesso de potássio no organismo são altamente prejudiciais. A presença do potássio no solo garante as quantidades necessárias nos alimentos de origem vegetal.

Propriedades físicas e químicas do potássio:
Número atômico: 19
Peso atômico: 39,102
Ponto de fusão: 63,65º C
Ponto de ebulição: 774 ºC
Densidade: 0,862 (0º C)
Estados de oxidação: +1
Configuração eletrônica: 1s22s22p63s23p64s1

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.