Home > Metais alcalinos > Sódio           

Sódio

Para acessar o desenho artístico do elemento sódio, clique aqui.

11
22,9898
892
97,8
0,97
1

Na
Sódio

Amostra de carbonato de sódio.

Amostra de carbonato de sódio.

A propriedade mais destacável do sódio é sua reação vigorosa com a água, por meio da qual libera de maneira explosiva uma enorme quantidade de calor. O principal composto formado de sódio é o sal de cozinha, empregado na alimentação e encontrado em grandes quantidades nos mares e oceanos.

Sódio é um elemento químico do símbolo Na, pertencente ao grupo dos metais alcalinos (Ia) da tabela periódica. Em estado livre, é um metal prateado e branco. Mais leve que a água e tão mole quanto o fósforo branco, pode ser cortado, a temperatura ambiente, com uma faca. É encontrado em combinação com os elementos em numerosos compostos naturais, como o sal de cozinha (NaCl, cloreto de sódio). Inicialmente conhecido sob a forma de cloreto e carbonato de sódio, o elemento metálico foi preparado pela primeira vez, em 1807, por Humpry Davy, ao estudar a eletrólise (passagem decorrente elétrica) de soluções alcalinas, principalmente as de soda cáustica (NaOH, hidróxido de sódio). É o sexto elemento em abundância na natureza e constitui 2,8% da crosta terrestre. Conduz facilmente o calor e a eletricidade e apresenta o efeito fotoelétrico, ou seja, emite elétrons quando exposto à luz.

O sódio metálico se obtém geralmente por eletrólise do cloreto de sódio extraído do mineral de sal comum. A reação explosiva do com a água produz hidrogênio, que pode sofrer ignição devido ao calor de reação. Livre de umidade, o metal não reage nem mesmo com o oxigênio, razão pela qual é mantido imerso em líquidos inertes como o querosene. O sódio natural é o isótopo estável de massa 23. Dos seis isótopos artificiais radioativo, o sódio 22 é utilizado como traçador radioativo, o sódio 24 tem uso limitado por sua meia-vida muito curta (15 horas) e outros quatro têm maias-vidas de um minuto ou menos.

Devido a sua alta reatividade, o sódio forma com a maioria dos agentes químicos inorgânicos e orgânicos. O hidróxido de sódio apresenta propriedades corrosivas e constitui a substância alcalina (básica) de maior aplicação química. É altamente corrosivo para os tecidos de animais e vegetais. As soluções alcalinas que forma quando dissolvido em água neutralizam ácidos em vários processos comerciais: no refino de petróleo, remove ácidos sulfúricos e orgânico; e na fabricação de sabão, reage com ácidos graxos. Na manufatura de celofane, papel e fibras de viscose, entre outros produtos, suas soluções alcalinas participam do tratamento da celulose e da preparação de diversas substâncias químicas.

O sódio metálico é aplicado em metalurgia, na manufatura de substâncias químicas, na fabricação de remédios e em lâmpadas de vapor de sódio. Além do sal comum, de ampla aplicação na indústria e em alimentação como conservante e condimento culinário, estão entre os principais compostos de sódio: o nitrato de sódio, denominado nitrato do Chile, importante fertilizante nitrogenado e componente da dinamite; o sulfato de sódio, empregado na confecção de papel kraft e cartão, além de vidros e detergentes; o bicabornato de sódio, de extrema utilização em sais estomacais e um dos principais ingredientes dos extintores químicos de incêndio; e o carbonato de sódio, amplamente dissolvidos na água e empregado na fabricação de vidros, detergentes e substâncias de limpeza.

Propriedades físicas e químicas do sódio:
Número atômico: 11
Peso atômico: 23
Ponto de fusão: 97,81º C
Ponto de ebulição: 892º C
Densidade: 0,971 (20º C)
Estados de oxidação: +1
Configuração eletrônica: 2-8-1 ou 1s22s22p63s1

 

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.