Home > Metais alcalinos-terrosos > Cálcio          

Cálcio

Para acessar o desenho artístico do elemento cálcio, clique aqui.

20
40,06
1.440
838
1,55
2

Ca
Cálcio

Amostra de Cálcio.
Amostra de Cálcio.

No início do século XIX, o químico inglês Humphry Davy detectou a presença de um elemento metálico no gesso e que também a cal era composta por oxigênio e um metal. Essa substância, que não existe em estado livre na natureza, embora faça parte da composição de diversos minerais, recebeu o nome de cálcio.

Cálcio é um elemento químico de símbolo Ca, do grupo II da tabela periódica (metais alcalino-terrosos). Trata-se de um metal leve, de brilho prateado e considerável na natureza. Seu ponto de fusão é 842-848º C e o de ebulição eleva-se a 1.494º C.

Embora só se encontre em combinações minerais, o cálcio ocupa lugar entre os elementos mais abundantes na crosta terrestre (com cerca de 3,64%). O mais difundido dos minerais que contêm é a calcita (variedade cristalina do carbonato de cálcio, CaCO3), que entra na decomposição do mármore, das rochas calcárias, das gredas e dolomitas, das estalactites, bem como produtos orgânicos como o coral e as pérolas. Outros minerais em que entra o cálcio são a apatita — fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2 — e o gesso — sulfato de cálcio, CaSO4.

No corpo humano o cálcio representa cerca de dois por cento do peso total e é o principal componente inorgânico de dentes e ossos. Sua deficiência na dieta provoca nas crianças uma malformação óssea, conhecida como raquitismo. Essa doença pode ter por causa também uma carência de vitamina D, necessária para o mecanismo da transmissão nervosa e para a contração muscular.

Obtém-se o cálcio mediante a redução de cal com alumínio em um meio quente e a baixa pressão. Em estado puro entra em ligas constituídas por diversos metais (chumbo, cobre, alumínio, etc.). É empregado também como eliminador do enxofre nos derivados de petróleo e purificador de metais como o urânio ou o cromo. De seus principais compostos, a cal, óxido de cálcio, de fórmula CaO, é empregada como fertilizante e em numerosas reações químicas; o carbonato de cálcio, na construção e na cerâmica; a cal extinta — hidróxido de cálcio, (CaOH)2 — e o gesso, na construção; e o carboneto, Ca2C, como matéria-prima do acetileno.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                         

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.