Home > Metais de transição > Cádmio          

Cádmio

Para acessar o desenho artístico do elemento cádmio, clique aqui.

48
112,40
765
320,9
8,65
2

Cd
Cádmio

Amostra de Cádmio.
Amostra de Cádmio

Em 1817, o químico alemão Friedrich Stromeyer descobriu o óxido de um novo elemento numa amostra de carbonato de zinco (ZnCO3), utilizado nas fundições de Salzgitter, e deu ao novo metal o nome de cadmium.

Cádmio é um elemento químico, de símbolo Cd, que ocupa, juntamente com o zinco e o mercúrio, o grupo IIb da tabela periódica. É um metal branco acinzentado, dúctil à temperatura ambiente, tão mole que pode ser cortado com a faca, e bom condutor de calor e eletricidade. Muito parecido com o zinco, porém menos reativo — não reage com o oxigênio do ar, mas forma o óxido quando aquecido — o cádmio não se deixa atacar por hidróxidos cáusticos nem pela água, mas reage com seu vapor quando aquecido ao rubro, dando óxido de cádmio e hidrogênio. Reage com os ácido clorídrico e sulfúrico, formando cloreto e sulfeto de cádmio, e com o ácido nítrico diluído ou concentrado.

Encontrado em pequena quantidade na natureza e em geral associado a outros minérios de zinco, como a esfarelita (ZnS), na qual se encontra na proporção de 0,1 a 0,5%, o cádmio ocorre também na forma de sulfeto (CdS), formando a greenockita, minério sem importância comercial. É quase sempre obtido como o subproduto dos minérios de zinco, cobre e chumbo, por destilação em colunas de fracionamento.

Seu principal uso é como anticorrosivo, depositando eletronicamente sobre certas partes de aviões, automóveis etc. Emprega-se o cádmio em ligas de baixo coeficiente de atrito e grande resistência à fadiga; em ligas fusíveis; em baterias alcalinas cádmio/níquel e em reatores atômicos, como o moderador de nêutrons.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.