Home > Metais de transição > Cromo          

Cromo

Para acessar o desenho artístico do elemento cromo, clique aqui.

24
51,996
2.665
1.875
7,19
6,3,2

Cr
Cromo

Amostra de cromo.
Amostra de cromo.

O cromo deve a sua denominação originada do grego chroma “cor”, à variabilidade da coloração dos compostos que tanto o verde da esmeralda quanto o vermelho do rubi se devem ao cromo.

Cromo é um elemento químico, de símbolo Cr, pertencente ao grupo VIa da tabela periódica. Metal cinza, duro e quebradiço, apresenta fraco comportamento magnético, ou seja, pouca atração quando colocado próximo a um imã. Possui três estruturas hidratadas cristalinas diferentes, denominadas alfa, beta e gama. À temperatura ambiente, não sofre ação de agentes corrosivos, tais como a água-régia e o ácido nítrico, mas dissolve-se lentamente em ácido clorídrico ou sulfúrico diluído.

Em seu estado natural, o cromo apresenta quatro isótopos estáveis, nas proporções de 83,76% de cromo, 52, 9,55%, de cromo 53, 4,31% de cromo 50, e 2,38% de cromo 54. É abundante na crosta terrestre, em depósitos naturais, combinado a outros elementos, sobretudo o oxigênio.

Obtenção e aplicações:

Em 1917, o químico francês Louis-Nicolas descobriu um composto de cormo num mineral, a crocoíta da Sibéria. Um ano depois, já se havia conseguido isolar o cromo metálico e, pouco a pouco, foi-se estudando a formação de ligas com o ferro e níquel que apresentam resistência à oxidação e à corrosão superior às apresentadas pelo cromo puro.

A exploração do cromo só é industrialmente rentável a partir da cromita, um óxido duplo de ferro e cromo (FeCr2O4), embora esteja presente em muitos outros minerais. Existem diversos métodos de obtenção do cromo a partir do minério, entre eles a reprodução da química e da eletrólise. Também é bastante empregado o processo denominado alumibotermia de Goldschmidt, que consiste na redução da cromita com pó de alumínio.

Além das ligas metálicas. diversos compostos de cromo encontram grande aplicação em pintura e decoração de porcelanas cerâmicas. A cromita, em estado natural, é empregada como material refratório, capaz de suportar altas temperaturas.

Propriedades físicas e químicas do cromo:
Número atômico: 24
Peso atômico: 51,996
Massa dos isótopos estáveis: 74, 76, 77, 78, 80, 82
Ponto de fusão: 1,80º
Ponto de ebulição: 2,980º C
Densidades: 7,20 g/ml3 (28º C)
Estados de oxidação: +2, +3, +6
Configuração eletrônica: (Ar) 3d54s1

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.