Home > Metais de transição > Manganês          

Manganês

Para acessar o desenho artístico do elemento manganês, clique aqui.

25
54,938
2.150
1.245
7,43
7,6,5,4,3

Mn
Manganês

Amostra de manganês.
Amostra de manganês.

Importante para o crescimento das plantas e presente em funções vitais dos animais superiores, o manganês tem também aplicações industriais.

Manganês é um elemento químico, do símbolo Mn, do grupo VIIb da tabela periódica, dos metais de transição. De coloração cinza clara, quebradiço, apresenta no entanto alto grau de dureza. Quimicamente ativo, é corrosível pelo ar úmido e por muitas soluções. Foi descoberto em 1774 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele e isolado no mesmo ano por seu colaborador, Johan Gottlieb Gahn.

Os átomos de manganês, eletricamente neutros, possuem 25 elétrons e 25 prótons. À temperatura ambiente, o elemento puro se apresenta em estado sólido. O isótopo mais abundante, de peso atômico 55, contém trinta nêutrons e cristaliza habitualmente na forma cúbica. O manganês não apresenta magnetismo, mas forma diversos compostos magnéticos, como os boretos e nitretos. As chamadas ligas de Heusler — de manganês, cobre e alumínio — encontram-se entre as mais magnéticas das ligas não ferrosas.

Combinando com outros elementos, o manganês encontra-se bem distribuído pela superfície terrestre na forma de minerais como a pirolusita (essencialmente dióxido de manganês) e psilomelamita, e, em menor quantidade, como carbonato rodocrosita e silicato (radonita). Só os minerais são fontes importantes de manganês. As principais reservas do Brasil situam-se no Amapá, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso Elemento essencial no crescimento das plantas e na ação de muitas enzimas de organismos superiores, o manganês em excesso também pode ser tóxico para vegetais e animais. Sua carência pode provocar atrofia testicular.

Dentre o grande número de compostos de manganês, destacam-se os sais: manganatos e permanganatos. O permanganato de potássio, de cor violeta escura, é muito usado por suas propriedades oxidantes e desinfetantes. Mais de 95% do manganês utilizado industrialmente é consumido na indústria metalúrgica, sobretudo na redução do aço. Entre os compostos de importância industrial incluem-se o sulfato, usado como fertilizante, o naftenato e o resinato, empregados como secantes em tintas e vernizes. O dióxido de manganês serve para fabricar pilhas secas, e outros compostos são usados na produção de vidro.

Propriedades físicas e químicas do manganês:
Número atômico: 25
Peso atômico: 54,938
Ponto de fusão: 1.244º C
Ponto de ebulição: 2.097º C
Densidade: 7,20 (20º C)
Estados de oxidação: +2, +3, +4, +6, +7
Configuração eletrônica: (Ar) 3d54s2

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.