Home > Metais de transição > Mercúrio          

Mercúrio

Para acessar o desenho artístico do elemento mercúrio, clique aqui.

80
200,59
357
-38,4
13,6
2,1

Hg
Mercúrio

Amostra de mercúrio.

Amostra de mercúrio.

Conhecido pelas antigas civilizações chinesa e indiana e encontrado no interior de tumbas egípcias, o mercúrio é o único elemento químico metálico que permanece líquido a temperatura ambiente.

O mercúrio (Hg) é um elemento químico do grupo IIb (metais de transição), família do zinco, da tabela periódica. Chamado pelos antigos de ágyros khytós, “prata derretida”, por sua semelhança, em aspecto e cor, com o metal nobre, possui um número atômico igual a 80, congela a -38,87º C e entra em ebulição a 356,9º C. Foi um dos primeiros elementos estudados e tem sido de interesse para os estudantes de química desde os dias da alquimia até a atualidade. Muito antes da era cristã, os chineses já usavam o cinábrio (sulfeto de mercúrio), mineral vermelho e brilhante, na fabricação de tintas e pinturas e conhecia, como os romanos, a arte da redução do sulfeto a metal.

Ainda hoje o cinábrio, encontrado em orno das antigas manifestações vulcânicas, é o principal minério de mercúrio. O metal também é encontrado em estado livre, embora em pequena quantidade — uma média de 0,08g por tonelada de rocha — na Espanha (Almadén), Iugoslávia (monte Avala), Eslovênia (Idrija), Alemanha (Moschellandsberg) e Estados Unidos (Terlingua, Texas; Novo Almadén e Califórnia).

A reação de ustulação do cinábrio, que consiste no aquecimento do composto com oxigênio, produz mercúrio e libera SO2. Embora extremamente tóxico, o mercúrio tem várias aplicações na agricultura, como fungicida; na medicina como anti-séptico de aplicação tópica em concentrações de uma parte por duas mil de água; e na indústria química, como catalisador no preparo de cloreto de vinila.

Os barômetros e aparelhos de medir a pressão sangüínea empregam o mercúrio por sua alta densidade e baixa pressão gasosa. Sua expansão uniforme de volume no estado líquido e seu alto ponto de ebulição o torna útil na medição de temperaturas, enquanto sua boa condutividade elétrica é aproveitada na fabricação de interruptores e relés, bem como em lâmpadas ultravioleta e fluorescentes. O óxido de mercúrio é usado como eletrodo (misturado com grafita) em pilhas e baterias.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.