Home > Metais de transição > Ósmio          

Ósmio

Para acessar o desenho artístico do elemento ósmio, clique aqui.

76
126,2
5.900
3.180
19,3
2,3,4,6,8

Os
Ósmio

Ósmio em seu estado nativo.

Ósmio em seu estado nativo.

Descoberto no início do século XIX pelo químico britânico Smithson Tennant, o ósmio passou a ser amplamente usado como filamento das primeiras lâmpadas elétricas incandescentes, antes do uso do tungstênio.

O ósmio, elemento químico de símbolo Os, pertence ao grupo VIII da tabela periódica. É um metal azul acinzentado, muito duro, e o mais denso de todos os elementos. Difícil de ser trabalhado, mesmo a altas temperaturas, o ósmio é usado principalmente como endurecedor em ligas de metais platínicos, antes de ser substituído pelo rutênio. Na forma de ligas, emprega-se na fabricação de contatos elétricos e de pontas de canetas. O tetróxido de ósmio (OsO4) é usado como agente oxidante em química orgânica e como corante para gorduras em biologia.

Tennant descobriu o elemento junto como o irídio em resíduos de minério de platina não dissolvidos por água-régia. Tennant anunciou a descoberta em 1804 e criou o nome osmium (do grego osme, “cheiro”), em alusão ao odor penetrante e tóxico desprendido do OsO4, um sólido volátil.

O elemento oxida-se espontaneamente em contato com o ar. Os óxidos de ósmio vaporizam-se sem se fundirem, o que é uma característica excepcional entre ação aos elementos da família da platina. O ósmio não existe em estado puro na natureza, ocorrendo como uma mistura entre sete isótopos naturais e é encontrado no minério iridosima, em areias de rios nos montes Utais e na América do Norte e do Sul.

Propriedades físicas e químicas do ósmio:
Número atômico: 76
Peso atômico: 190,2
Ponto de fusão: 3.000º C
Ponto de ebulição: 5.000º C (aprox.)
Densidade: 22,48 (20º C)
Estados de oxidação: +2, +3, +6, +8
Configuração eletrônica: 2-8-18-32-14-2

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.