Home > Metais de transição > Ródio          

Ródio

Para acessar o desenho artístico do elemento ródio, clique aqui.

45
102,905
4.500
1.966
12,4
2,3,4

Rh
Ródio

Amostra de ródio.

Amostra de ródio.

Descoberto em 1803 pelo químico e físico inglês Willian Hyde Wollaston, o elemento ródio recebeu esse nome — do grego rhódon (rosa) — em alusão à cor rósea das soluções salinas que forma.

O ródio é um metal precioso, de símbolo Rh, pertencente ao grupo VIII da tabela periódica. É prateado e brilhante, com alta reflexibilidade para a luz e dificilmente atacado por agentes oxidantes. Ocorre em estado natural juntamente com os minérios de platina, numa quantidade máxima de dois por cento, e misturado com outros metais do seu grupo, como o ósmio, o rutênio, o irídio e o paládio. O elemento natural consiste inteiramente do isótopo estável 103.

Participa de reações químicas principalmente em seus estados de valência +1 e +3. Todos os compostos de ródio são prontamente reduzidos ou descompostos pelo aquecimento para produzir um metal em pó ou esponjoso. Entre esses compostos, um dos mais importantes é o tricloreto de ródio (RhCl3). ele fornece o material inicial para muitos dos outros compostos de ródio, em vários estados de oxidação. Em emulsões aquosas, o tricloreto de ródio pode catalisar várias reações orgânicas.

O ródio é um dos metais mais duros que existem e difícil de trabalhar à temperatura ambientes. Pode ser forjado a aproximadamente 800º C. Adicionado à platina em pequenas quantidades, produz ligas mais duras que esta, que perdem peso a altas temperaturas de firma mais lentas que a platina pura.

Sob a forma metálica, o ródio é usado em instrumentos ópticos, devido a sua extrema dureza e capacidade de refletir a luz, e em contato elétrico, devido a sua baixa resistência de fornos elétricos; na produção de fibras de vidro; em cadinhos de laboratórios; de joalheria; e como catalisador em reações orgânicas. Uma leve camada de ródio evita o energecimento superficial de objetos de prata.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.