Home > Metais de transição > Rutênio          

Rutênio

Para acessar o desenho artístico do elemento rutênio, clique aqui.

44
101,905
4.900
2.500
12,2
2,3,4,6,8

Ru
Rutênio

Amostra de rutênio.

Amostra de rutênio.

Último metal da platina a ser caracterizado como elemento químico, o rutênio tem aplicações, em liga com a platina ou ouros metais, condicionadas por sua dureza.

Rutênio é o elemento químico metálico de símbolo Ru, pertencente ao grupo VIII da tabela periódica, o mesmo da platina. Metal branco, duro e brilhante, com quatro formas cristalinas, ocorre na natureza em ligas com irídio e ósmio, mas também em outros minérios. Oxida-se em contato com o ar somente a temperaturas superiores a 820º C e não reage a quente nem a frio com ácidos minerais ou com água-régia. Se uma solução de clorato de potássio lhe é adicionada, reage explosivamente e oxida-se. O rutênio natural consiste numa mistura de sete isótopos estáveis.

Metal raro, o rutênio teve sua existência comprovada em 1844, na Rússia, pelo químico alemão Karl Karlovitch Klaus. Este optou por manter o nome sugerido por seu conterrâneo Gottfried Wihelm Osann, dedicado desde 1828 à pesquisa de um novo elemento do grupo da platina a partir de um minério encontrado nos montes Urais. O nome deriva de Ruthenia, topônimo latino para Rússia.

A extração do rutênio é um processo químico complexo em que se forma cloreto amoniacal de rutênio. Reduzido a pó pelo hidrogênio, é tratado pela técnica de solda pelo arco-argônio. Metal de elevado ponto de fusão, o rutênio não é facilmente trabalhável, com o que sua aplicação industrial se restringe à formação de ligas duras com a platina e outros metais do mesmo grupo, usadas na fabricação de jóias e de contatos elétricos resistentes ao desgaste. A edição de 0,1% de rutênio aumenta-lhe a resistência em centenas de vezes.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.