Home > Metais de transição > Titânio          

Titânio

Para acessar o desenho artístico do elemento titânio, clique aqui.

22
47,90
3.260
1.668
4,51
4,3

Ti
Titânio

Amostra de titânio.

Amostra de titânio.

A presença de titânio na maioria dos minerais da crosta terrestre passou despercebida durante séculos, em virtude da semelhança de suas propriedades com as do silício.

Titânio é um elemento químico pertencente ao grupo dos elementos de transição (IVb), de símbolo Ti. É cinza prateado, lustroso, duro e quebradiço quando frio, mas maleável quando aquecido e dúctil quando puro. Não existe em estado livre, mas, combinado a outros elementos, é o nono em abundância na crosta terrestre. Está presente em praticamente todas as rochas, areias, argilas e outros tipos de solos; no Sol; nos meteoritos; e nas rochas lunares numa proporção de 7 a 12% segunda amostra colhidas pela Apolo 11.

Um composto de titânio foi descoberto em 1791 pelo clérigo inglês William Gregor, que investigava uma terra negra da Cornualha. Em 1795, Martin Heinrich Klaproth encontrou-o no rutilo e deu-lhe o nome atual. Foi isolado impuro, em 1825, por Jöns Jacob Berzelius e, em 1887, pelos suecos Sven Otto Pettersson e Lars Fredrik Nilson. Em 1910, Matthew A. Hunter obteve-o puro, com teor de 99% pela redução de cloreto de titânio com sódio num recipiente de aço.

Obtém-se titânio comercialmente pela redução de tetracloreto de titânio com magnésio. O titânio forma importantes ligas, como as de ferro, de alumínio, de molibdênio e de manganês, que são usadas em mísseis e naves espaciais, devido a sua resistência a temperaturas extremas e luz forte. Os principais compostos de titânio são o dióxido (TiO2), usado na fabricação de pigmentos brancos, base para diversos tipos de tinta; e o tetracloreto de titânio (TiCl4), empregado por sua rápida hidrólise (captação de água), para criar cortinas de fumaça.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                        

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.