Home > Não-metais > Arsênio          

Arsênio

Para acessar o desenho artístico do elemento arsênio, clique aqui.

33
74,922
613
817
5,72±
3,5

As
Arsênio

Amostra de arsênio.
Amostra de arsênio.

Os efeitos tóxicos e muitas vezes letais do arsênio, já descritos por Dioscórides no século I, foram a causa de grande número de envenenamento ao longo da história.

O arsênio (As) é um elemento químico de transição entre os metais e minerais típicos. Em seu estado natural, acompanha vários minérios de antimônio e prata nos veios de rochas cristalinas e nos xistos.

Seus principais minérios são: o ouro-pigmento (As2S3), às vezes cristalizando no sistema ortorrômbico e geralmente em massa laminares, de cor amarelo-ouro e brilho entre nacarado e resinoso; o realgar (bissulfeto de arsênio, As2S2), cristalizado monoclínico, de cor vermelha e brilho resinoso; o mispíquel ou arsenopirita, de cor branca prateada e brilho metálico, No Brasil, encontra-se o mispíquel associado às piritas nas jazidas de ouro do estado de Minas Gerais.

Propriedades:

O arsênio apresenta-se em vários estados alotrópicos, originados por diferentes configurações cristalinas. A forma cinzenta ou de coloração metálica é frágil, pouco, pouco solúvel e estável e estável somente a temperaturas inferiores a 615º C. Condutor de eletricidade, cristaliza-se no sistema hexagonal. A variedade de cor amarela é formada a partir do resfriamento dos vapores de arsênio, a 0º C. Nesse estado, o elemento é instável, de cristalização cúbica, e tende a se transformar na variedade cinza.

Em sua forma mais estável, o arsênio aproxima-se quimicamente do fósforo. Em contato o ar seco e na temperatura ordinária, não se altera; ao ar úmido, oxida-se; queima a 180º C, com chama azulada, produzindo óxido arsenioso (As2O3); é atacado pelos ácidos oxidantes; ataca os sistemas catalíticos sólidos, envenenando-os; seus compostos são tóxicos, especialmente os solúveis e os voláteis. Os principais sintomas de envenenamento por arsênio são náusea, vômito, diarréia, dores musculares, pulso fraco e como.

Aplicações:

No comércio, o mais importante derivado do arsênio é o óxido arsenioso (As2O3), conhecido como “arsênio branco”, muito empregado na fabricação de inseticidas e produtos destinados à exterminação de ervas daninhas e ratos. O arsênio inorgânico é receitado contra anemia, reumatismo, etc., e seus compostos orgânicos contra a sífilis e a doença do sono.

Na indústria, o arsênio também é usado como clarificador do vidro, como mordente na impressão dos tecidos de algodão do verde-de-scheele e do verde-de-schweinfurth, pitos vivos mas tóxicos. O arseniato ácido de potássio, obtido por aquecimento de uma mistura de anidrido arsenioso com nitrato de potássio, é usado na conservação de peles. O realgar é empregado na pintura de quadros e na obtenção de fogos brancos. O amarelo-real das tintas a óleo é o trissulfleto de arsênio.

Propriedades físicas e químicas do arsênio:
Número atômico: 33
Peso atômico: 74,92
Ponto de fusão: 814º C (forma cinza)
Ponto de ebulição: sublima
Densidade: 7,53 g/cm3
Estados de oxidação: -3, +3, +5
Configuração eletrônica: (Ar) 3d104s24p3

 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                       

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.