Home > Não-metais > Iodo          

Iodo

Para acessar o desenho artístico do elemento iodo, clique aqui.

53
126,904
183
113,7
83,4
±1,5,7

I

Iodo

Iodeto de potássio, fonte de iodo.
Iodeto de potássio, fonte de iodo.

     Encontrado na natureza sob forma de indiferentes compostos ou moléculas diatômicas, o iodo tem função fisiológica na regulação da glândula tireóide, além de formar compostos largamente empregados na indústria química.

      Iodo é um elemento químico de símbolo I, pertencente ao grupo dos halogênios, do qual também fazem parte o flúor, o cloro, o bromo e o astato. Descoberto em 1811 pelo francês Bernad Courtois, fabricante de salitre, o elemento foi estudado por Gay-Lussac e Humphry Davy e, em 1813, batizado de iodo — do grego ioeides, “violeta”, em alusão à coloração do vapor por ele liberado.

Propriedades físicas e químicas:

À temperatura ambiente, o iodo é um sólido altamente volátil, de aspecto e coloração quase negra. O iodo é muito pouco solúvel na água, mas altamente solúvel em compostos como o dissufleto de carbono, tetracloreto de carbono e clorofórmio, aos quais confere coloração violeta. Quando dissolvido em álcool ou éter, forma soluções de cor marrom. Seus isótopos radioativos apresentam um número de massa entre 119 e 139. Como os demais halogênios, o iodo não ocorre, na natureza, em estado livre.

Obtenção, importância e aplicações:

O iodo é encontrado em pequenas proporções (entre 1 e 50mg/kg) na água do mar, na forma de iodeto de sódio (NaI), e nos compostos petrolíferos, na forma de iodeto de potássio (KI). É extraído industrialmente das águas salgadas dos poços de petróleo e como subproduto do processo da obtenção do salitre do Chile, em cujos depósitos ocorre na forma de iodato de sódio (NaIO3). Está presente nos tecidos orgânicos animais e vegetais em pequenas quantidades, mas é abundante nas algas marinhas, concentradoras de iodo.

Pouco tóxico, o iodo está ligado à regulação das fundições da tireóide no corpo humano e, em solução alcoólica (tintura de iodo), era usado como ante-séptico até que se descobriu que retardava o restabelecimento dos tecidos. Diversos sais de iodo são empregados no tratamento de afecções como arteriosclerose, hipertensão arterial, sífilis, actinomicose, enfisemas, bronquite crônica e algumas formas de artrite. Na indústria, o iodo é componente de películas fotográficas, corantes, reagentes e produtos intermediários usados na síntese de compostos orgânicos e em laboratórios de análise.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                       

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.