Home > Outros metais > Estanho          

Estanho

Para acessar o desenho artístico do elemento estanho, clique aqui.

50
118,69
2.270
2.31,9
7,30
4,2

Sn
Estanho

Amostra de estanho.
Amostra de estanho.

Um dos metais mais usuais, branco, relativamente leve e muito maleável.

Empregado em forma de bronze desde o III milênio, o estanho já era conhecido como metal no início da nossa era. É o mais fusível dos metais comuns (ponto de fusão: 232º C) e sua densidade é 7,2. A frio, pode tomar outra forma alotrópica, o estanho cinzento, de densidade 5,8. À temperatura ordinária, não é oxidável pelo ar.

Divelente nos compostos estanosos, como o óxido SnO e o cloreto SnCl2, ele é quadrivalmente nos compostos estânicos (SnO2, SnCl4). Esses compostos não são tóxicos.

O estanho é extraído de seu principal minério, a cassiterita (SnO2), por tratamentos sucessivos de enriquecimento, combustão e redução pelo carbono. Em virtude de sua resistência a certos agentes corrosivos, o metal puro é utilizado em forma de revestimento para utensílios de cozinha, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, bem como a proteção de peças mecânicas. A estanhagem do aço (folha-deinflandores) pode ser praticada à têmpera, por imersão das peças num banho de metal fundido, ou por eletrólise (estanhagem em contínuo de folhas de aço). O estanha entra na composição de ligas como elemento base ou como aditivo, devido à sua fusibilidade (soldas, tipos de impressão), seu poder de resistência ao atrito (ligas antifricativas), a facilidade com que se deixa moldar (vasilhas, objetos de arte) e a ação endurecedora que exerce (bronzes).

Estacionária, a produção mundial oscila anualmente entre 200.000 e 250.000t, garantidas em mais da metade pelo sudeste da Ásia (a Malásia, com 1/3 da produção mundial, a Indonésia e a Tailândia). Seguem-se, por ordem de importância, a Bolívia, a China, a Rússia e a Austrália. A produção brasileira em 1980 foi de 13.119 toneladas.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                                       

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.