Home > Outros metais > Polônio          

Polônio

Para acessar o desenho artístico do elemento polônio, clique aqui.

84
(210)
962
254
(9,2)
4,2

Po
Polônio

Amostra de polônio.
Amostra de polônio.

Pierre e Marie Curie descobriram o polônio em 1898 quando investigaram, por análise radioquímica, a pechblenda (minério de urânio).

Polônio é um químico radioativo, de símbolo Po, cinza-prateado ou negro, da família do oxigênio. Como indica sua posição periódica, o grupo VIa, é mais eletropositivo do que o selênio e o telúrio e se assemelha ao bismuto. Trata-se de um metal muito raro — sua proporção na crosta terrestre é de cerca de uma parte em 1015 —, que ocorre na natureza como produto de decomposição radioativa do urânio, do tório e do actínio. As meias-vidas de seus isótopos variam de uma fração de segunda a 103 anos. O isótopo natural mais comum do polônio, o polônio 210, tem meia vida de 138,4 dias. O dióxido de polônio (PoO2) é mais básico do que os dióxidos de enxofre (SO2), de selênio (SeO2) e de telúrio (TeO2).

Isolado a partir de derivados da extração de rádio de minerais de urânio, o polônio pode ser produzido artificialmente, pelo bombardeio de bismuto ou chumbo com nêutrons ou com partículas aceleradas carregadas eletricamente. Por ser altamente radioativo — desintegra-se em um isótopo estável de chumbo mediante a emissão de raios alfa, que são feixes de partículas positivamente carregadas —, o polônio deve ser manipulado com extremo cuidado.

É empregado industrialmente para eliminar a eletricidade estática gerada pela laminação do papel, na manufatura de laminados plásticos e na fiação de fibras sintéticas. Também é usado em escovas para remover poeira de filmes fotográficos e, em física nuclear como fonte de radiação alfa. Misturas de polônio com berilo ou com outros elementos leves são empregadas como fontes de nêutrons. 

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                                       

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.