Home > Outros metais > Tálio          

Tálio

Para acessar o desenho artístico do elemento tálio, clique aqui.

81
204,37
1.457
303
11,85
3,1

Tl
Tálio

Amostra de tálio.

Amostra de tálio.

Descoberto, em 1861, por Sir William Crookes, que examinava ao espectroscópio a poeira oriunda da calcinação de piritas seleníferas, o tálio foi isolado na forma metálica um ano depois pelo próprio Crookes e por Claude Auguste Lamy, que trabalhava independentemente.

Tálio é um elemento químico metálico, de símbolo Tl, pertencente ao grupo IIIa (grupo do boro) da tabela periódica. Sólido branco-esverdeado, maleável, mole, tóxico e de limitado valor comercial, ocorre em pequenas quantidades na pirita, na blenda, na hematita e em alguns minerais raros, como o crookesita, a lorandita e a hutchinsonita. É obtido, por calcinização, a partir da pirita, pela eletrólise do sulfato de tálio (Tl2SO4) ou pela fusão do cloreto com cianeto e carbonato de sódio. São conhecidos dois isótopos estáveis de tálio, o Tl 203 e o Tl 205.

Mais raro que o estanho, o tálio entra na composição de substâncias de importante aplicação de células fotoelétricas, detectores de raios infravermelhos e na manufatura de vidros especiais, que apresentam baixo ponto de fusão e alto índice de refração.

Os compostos de tálio são tóxicos. O próprio metal se transforma nesses compostos em contato com o ar úmido em contato com o ar e a pele. A intoxicação por tálio, que pode ser fatal, provoca distúrbios nervosos e gastrintestinais e rápida perda de cabelo.

Propriedades físicas e químicas do tálio:
Número atômico: 81
Peso atômico: 204,37
Ponto de fusão: 303,5º C
Ponto de ebulição: 1,457º C
Densidade: 11,85 (20º C)
Estados de oxidação: +1, +3
Configuração eletrônica: 2-8-18-32-18-3 ou (Xe) 4f145d106s26p1

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                                       

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.