Home > Outros metais > Ununpentio

Ununpentio

Para acessar o desenho artístico do elemento ununpentio, clique aqui.

115
288
 

 

 

Uup
Ununpentio

Casa dos cientistas - Joint Institute for Nuclear Research - Dubna.

O Ununpentio (nome temporário, do latim um, um, cinco) ou eka-bismuto (semelhante ao bismuto) é um elemento químico sintético, símbolo temporário Uup, número atômico 115 (115 prótons e 115 elétrons), provavelmente com massa atômica [288] u , pertencente ao grupo 15 da tabela periódica.

É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico, sólido, de aspecto prateado. A descoberta foi anunciada por cientistas russos e norte-americanos no início de 2004, porém os resultados ainda não foram confirmados.

História

Em 1 de fevereiro de 2004, a síntese dos elementos ununtrio e ununpentio foi relatada por uma equipe composta de cientistas russos na Universidade de Dubna do "Joint Institute for Nuclear Research", e por cientistas norte-americanos do "Lawrence Livermore National Laboratory" . A descoberta do elemento ainda não foi confirmada.

A equipe relatou que bombardeou amerício (número atômico 95) com cálcio (número atômico 20) para produzir quatro átomos de ununpentio. Estes átomos, segundo o relato, deteriou em átomos de ununtrio (113) numa fração segundo. O ununtrio produzido estabilizou durante 1,2 segundos antes de decair em elementos naturais.

"Ununpentio" é um nome sistemático, temporário, adotado pela IUPAC.

Ficção

Antes de ser descoberto, o ununpentio foi mencionado regularmente na cultura popular, até como combustível de objetos voadores não-identificados (UFOs).

  • No game “X-COM” existe um elemento denominado "elério-115", ainda, com o erro de adotar o número atômico como sendo o número de massa.

  • Um isótopo estável ficcional de ununpentio ocorre no game "Dark Reign".

  • Um isótopo estável ficcional deste elemento também ocorre no filme "The Core".

  • Um isótopo estável ficcional do “elemento 115” é a força da máquina do tempo no Show de TV "Seven Days".

Segundo a física nuclear nenhum dos eventos de ficção mencionados é possível de ocorrer.

 

 

 

   Desenhos Artísticos | Versões | Versão para Impressão | Vídeos | Família dos Elementos | História | Links | Contato 

  © 2011 Tabela Periódica Online | Termos de Uso | Mapa do Site                                       

 

 

Objetivos do site Tabela Periódica Online:

O site Tabela Periódica Online é um site educacional, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos acerca da química, especificamente sobre a tabela periódica e seus elementos, auxiliando alunos de ensino médio e superior em seus estudos. Este site também visa auxiliar professores no processo de educação de seus alunos, atuando como objeto facilitador, como ferramenta na preparação de suas aulas, exposição de conteúdos de uma forma interativa e atrativa ao aluno, utilizando tecnologias modernas de ensino, que englobam ferramentas como computador, multimídia, internet, informática, estudos online, educação à distância.

Público alvo deste site:

Estudantes do ensino / educação superior (faculdade, universidade), do ensino médio (colégio, escola pública ou particular), alunos que estão se preparando para o vestibular (cursinho, curso pré-vestibular, terceirão), alunos de curso de capacitação, curso preparatório para concurso público e vestibular, cursos online, educação à distância, cursos de preparação para o mercado de trabalho, treinamento empresarial, empregos e melhoria de currículo. Professores de ensino médio e educação superior, interessados em atualizar suas aulas com métodos modernos e atuais de educação, utilizando internet, laboratório de informática, computador e multimídia.

Ao utilizar este site em seus estudos, você deverá ser capaz de:

Localizar o elemento químico dentro da tabela periódica, citando seu nome, símbolo, sua família, grupo, número atômico e massa atômica. Identificar as principais características e funções do elemento em questão, como cor, densidade, abundância na natureza, localização no meio ambiente e aplicações. Deverá também conhecer dados históricos do elemento estudado, como o nome do cientista que o descobriu, data e local.

Envie sua colaboração: sugestões ou correções de conteúdo:  

Caso você queira dar sugestões de conteúdos relacionados com as informações acima, enviar correções ou atualizações pertinentes ao tema do site, entre em contato e envie-nos um e-mail com sua colaboração. Para isso, clique aqui.